16 de ago. de 2012

Tunel do tempo - ANOS 60

Oi geeente.
Hoje, os anos 60... e ja já ta chegando nosso tempo hein !
A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley.

As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade.

Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia.



Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas, um estilo que LIndsay Lohan adotou, e sua visão de futuro,meio Lady Gaga* em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes.


Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas.  

As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.

 

O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. 
Nessa época, Londres havia se tornado o centro das atenções, a viagem dos sonhos de qualquer jovem, a cidade da moda. 
A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. 
Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas. Todos estavam em tempos de rebeldia haha.

Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop.     
Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual.

Espero que tenham gostado, é uma das minhas épocas preferidas !
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!